União de Freguesias de Arouca e Burgo União de Freguesias de Arouca e Burgo

História

Arouca e Burgo

Arouca

D. Afonso I deu foral a Arouca em abril de 1151, confirmado por seu neto D. Afonso II, em Coimbra, em novembro de 1217. Em 20 de dezembro de 1513, D. Manuel dá novo foral a Arouca. Até 1846, a freguesia de Arouca abrangia também a área da freguesia de Moldes que se constituiu em freguesia nesse mesmo ano.

Arouca cresceu e desenvolveu-se à sombra do Mosteiro. Este terá sido fundado no séc. X. Em 1217, a Rainha Santa Mafalda exerce o padroado sobre o Mosteiro de Arouca. Durante o seu domínio, este cresce e enriquece, tornando-se num dos mais importantes mosteiros da Península Ibérica.


Burgo

Designou-se Vila Meã do Burgo ou Burgo Novo de Arouca e era uma pequena povoação que se estabeleceu à volta do Mosteiro. Burgo foi vila e sede de concelho entre 1363 e 1817. O concelho era constituído apenas pela freguesia da sede e tinha, em 1801, 955 habitantes. Aquando da extinção foi anexado ao município de Arouca.


Arouca e Burgo

Foi constituída em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas freguesias de Arouca e Burgo


© 2025 União de Freguesias de Arouca e Burgo. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia